terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Respeito à nossa causa!!

Leitores:
Há um ano acompanho como filha separada as movimentações feitas para a indenização requerida desde 2010 e sinceramente, estou decepcionada.
Pensei que a luta fosse ser direcionada ao Grupo de Trabalho feito em 2012 na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, documento importantíssimo que não chegou às mãos da Presidenta Dilma Rousseff com toda certeza, já que nem a Ministra Maria do Rosário esteve presente no dia que terminamos tal trabalho em Brasília e contávamos com a presença dela, pois ele só foi possível naquela administração, onde entendi, ela era nossa aliada.
Depois, em 6 de fevereiro de 2014, em audiência com Ministro Gilberto Carvalho, houve o comprometimento da formatação de uma lei específica aos filhos e ele cumpriu com sua palavra e no dia 21 de março de 2014, estive presente na reunião no Anexo do Palácio do Planalto com a equipe dele e nos foi apresentada a minuta de uma lei.
Saí então, a pedido, por alguns estados do Brasil, contando sobre a nova lei, mas não tinha cópia da mesma porque isso foi impedido pela própria equipe naquele dia, Somente São Paulo questionou por eu não ter a lei em mãos, mas a culpa não era minha e foi difícil explicar. Aliás, foi trágico explicar para algumas pessoas que somente queriam mesmo tumultuar. Hoje vejo que toda aquela encenação estava mesmo preparada para me atingir. Defendi as razões do governo como me foram apresentadas, mas eu não sabia que alguém já tinha a cópia desta minuta em mãos. Portanto, fui usada e cansada desta situação, me afastei dos rumos da causa, mas nunca deixei de acompanhar e ainda trabalho pelas questões da Hanseníase.
Agora, apresentaram um Projeto de Lei que, na minha opinião, é insignificante diante do tamanho de nossa causa!! Aliás, ele apenas vem neste momento como um último recurso, um suspiro diante do que morre à nossa frente: a esperança de dignidade e justiça.
Como poder aceitar que valemos, apenas, um salário mínimo por mes?
O que um salário mínimo por mes poderá recompor os sofrimentos de todos?
Talvez fazer uma compra mensal maior no supermercado? Ou pagar uma prestação?
Que justiça deixaremos aos nossos filhos e familiares?
É este o valor da nossa dignidade?
O que se compra ou se adquire com um salário mínimo por mes?
Não era esta a proposta inicial.
Esta pensão que estão nos fazendo engolir, não terá atrasados vultuosos como imaginam muitos. Esta pensão é oriunda da lei que pensionou nossos pais, mas que não terá o mesmo lapso de tempo em atrasados. Portanto, receberemos apenas o que, para esta lei e quem a redigiu, merecemos: um salário mínimo.
Pergunto: o autor deste PL viveria com um salário mínimo por mes?
Os indenizados pela ditadura recebem apenas um salário mínimo por mes?
E nós vamos aceitar isso?
Entendo que, se há pessoas que estão concordando com isso, ou estão sendo aliciadas ou possuem algum outro interesse encima desta aprovação. Não é possível que um salário mínimo por mes pague a dignidade de cada um. Não posso acreditar nisso!
É preciso permanecer na luta, batalhar por uma verdadeira justiça, para que consigamos deixar aos nossos familiares uma herança honrada, um valor que possa, ao menos, amenizar a dor daqueles que nunca puderam estar ao lado de seus familiares.
Se a luta terminou para voces ou para quem ela realmente é "interessante", do fundo do meu coração eu digo que para mim vai recomeçar em 2016 e com muito barulho.
Eu dei a minha imagem para esta guerra e não vou ficar reduzida a um "cala boca" político e interesseiro; mesquinho e falso. Quanta hipocrisia vestida de bondade....
Há muito não posto neste blog exatamente por me decepcionar com aqueles que se dizem guerreiros, mas guerreiam em causa própria.
E se eu guerrear em causa própria, estarei no meu direito porque sou filha separada.Mas com certeza, aquilo que eu conseguir, será para todos e não para alguns. Trabalho no coletivo.
Um salário mínimo por mes. Este é o resultado mais decepcionante e ultrajante que alguém pode oferecer a uma causa que vitimou tantos brasileiros.
Mas cada um tem livre arbítrio. Farei valer o meu.
Não aceito isso!! Por mais que eu tenha lutado e esperado esta indenização que não veio, não aceito isso. E se voce também não aceita, fale, se coloque, não deixe que um salário mínimo reduza a sua história ao esquecimento e ao pó.
Teresa Oliveira
hansenpontocom@gmail.com

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário